Por Profa. Dra. Chennyfer Dobbins Abi Rached

A Prefeitura Municipal de Suzano em parceria com Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo foram contempladas pela Fapesp no Edital “Programa de Pesquisa em Políticas Públicas” para desenvolvimento da pesquisa intitulada “Monitoramento e avaliação das ações da equipe do Consultório na Rua (eCR) do município de Suzano – São Paulo: proposição de diretrizes norteadoras intra e intersectoriais”, sob a coordenação da Profa Dra. Chennyfer Rached, que coordena o grupo de pesquisa Liderança, Cultura Organizacional em Enfermagem e Saúde – LICOEnf da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP).

A natureza deste projeto é Política em execução, ciência rápida de monitoramento e avaliação das ações da equipe do Consultório na Rua (eCR) do município de Suzano – São Paulo. O Consultório na Rua é uma estratégia da Atenção Básica em benefício da vida que surgiu no Brasil na década de 1990, como uma resposta às demandas de saúde da população em situação de rua. Como estratégia da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a equipe de Consultório na Rua (eCR) busca levar os serviços de saúde à essa população vulnerável, que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde convencionais.

Nesse aspecto, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, este projeto está alinhado com a proposição do ODS-10 que trata da redução das desigualdades. Segundo a Profa Chennyfer, trazendo a importância da liderança e do papel do enfermeiro nas atividades que compõe o Consultório na Rua, “os enfermeiros desempenham papéis essenciais na prestação de cuidados de saúde em comunidades vulneráveis como pessoas em situação de rua, áreas rurais, povos indígenas, dentre outras. A liderança em enfermagem pode advogar por políticas e programas que visam reduzir as desigualdades de acesso à saúde e melhorar os resultados de saúde para populações marginalizadas, alinhando-se assim com esse objetivo”, portanto, o projeto visa fazer um levantamento das necessidades na respectiva população e também dos trabalhadores de saúde envolvidos no Consultório na Rua e nos serviços de referência onde essas pessoas estão concentradas; além de analisar a produção de cuidados primários à saúde da População em Situação de Rua, prestados pela equipe do Consultório na Rua (eCR) de Suzano. Pretende-se ainda identificar potencialidades e dificuldades, caracterizando arranjos e ações de coordenação do cuidado desenvolvidos, com o intuito de apresentar o panorama de análise sobre o processo de trabalho nos modelos de organização do acesso; rompendo barreiras do acolhimento e ampliando o alcance dos serviços de saúde de Suzano.

Espera-se que caracterizando a população atendida e as ações da equipe do Consultório na Rua será possível propor indicadores de monitoramento para incrementar na Política vigente, acompanhando, monitorando, avaliando, divulgando e gerindo ações e serviços por meio da articulação estratégica intersectorial, com foco na garantia do acesso amplo, simplificado e seguro desta população aos serviços e programas de saúde.