Projetos de Ensino
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Projetos em Andamento
Estilos de Liderança dos Professores de Enfermagem da Universidade São Paulo: transformando sistemas educativos com eficiência e qualidade
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2021/2022.
O estudo toma como objeto o professor no papel de líder no curso de enfermagem da Universidade São Paulo (USP). 2021-2022 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).
Avaliação do ensino-aprendizagem de habilidades de liderança de estudantes de enfermagem treinados em ambiente simulado de alta fidelidade.
Descrição: O objetivo deste projeto é mensurar aspectos da estrutura e percepção do ensino-aprendizagem de habilidades de liderança de estudantes de enfermagem treinados em ambiente simulado de alta fidelidade. Para tanto será realizado um estudo transversal, quantitativo, que está sendo desenvolvido em um laboratório de simulação realística de alta performance da Universidade da Florida e da Escola de Enfermagem da USP.
São utilizados cenários de simulação clínica, onde são elencadas as habilidades de liderança que o enfermeiro precisa ter. Para mensurar os aspectos da didática/cenário, aplica-se quadro escalas americanas que foram validadas para o Brasil:
- Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning,
- Debriefing Experience Scale,
- Simulation Design Scale e
- Educational Practices Questionaire.
Espera-se consolidar, reforçar e fortalecer o potencial de utilização das estratégias de simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades de liderança, compreendendo características específicas sobre o modo como o indivíduo assimila o cenário da simulação clínica, fortalecendo essa estratégia de ensino e contribuindo para o desenvolvimento de itens específicos da estratégia.
Projetos Concluídos
Projeto Desenvolver: Liderança e a Pedagogia do Movimento
Descrição: O objeto deste projeto de ensino é o ensino aprendizagem da Liderança no curso de enfermagem. A formação do profissional de enfermagem é norteada pelo processo histórico, político e social de um período, onde as políticas públicas inseridas é que norteiam a estruturação do ensino.
Dessa forma, observa-se que a formação dos profissionais de saúde requer o desenvolvimento de competências, sendo enfatizada como uma das competências nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o exercício da enfermagem a Liderança. A Liderança é a capacidade de influenciar pessoas, habilidade que pode e deve ser desenvolvida nas práticas esportivas. No esporte, não faltam exemplos de grandes personalidades que se destacaram pela capacidade de liderança e marcaram seus nomes na história com títulos, troféus e recordes.
Existem diversos nomes de grandes líderes do esporte tanto no Brasil quanto no exterior e em diferentes modalidades, Bernardinho (vôlei), Marta (futebol), Roger Federer (tênis), Amyr Klink (velejador), são alguns exemplos. Características da personalidade dos indivíduos podem ou não ser adaptadas para que os indivíduos se tornem bons líderes.
Nesse contexto, os valores humanos podem afetar o comportamento do indivíduo, logo, é possível supor que eles podem também influenciar as atitudes perante os estilos de liderança e o comportamento do líder em um contexto organizacional, ou de serviço de saúde. Portanto, espera-se que a aplicação da Pedagogia do Esporte e do Movimento possam contribuir na formação discente quanto ao desenvolvimento da liderança e das relações interpessoais; o processo de trabalho/vivência com práticas corporais, visará a qualidade na percepção corporal com consequente avanço nas ações/interações com o mundo real.
2022-2023 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).