Objetivos Gerais de Pesquisa

Cultura Organizacional: A cultura organizacional busca entender como os profissionais se integram e trabalham dentro de um ambiente de saúde; refere-se aos valores, crenças, normas e práticas compartilhadas por membros de uma organização, em uma instituição de saúde, pode influenciar significativamente o estilo de liderança, a qualidade do cuidado prestado, a satisfação no trabalho e a segurança do paciente.

ODS – 3: Saúde e Bem-Estar: A liderança em enfermagem desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no fornecimento de cuidados de saúde acessíveis, seguros, oportunos e de qualidade para todos, alinhando-se a esse objetivo. Os enfermeiros lideram equipes de cuidados de saúde, coordenam cuidados, realizam avaliações de saúde, administram tratamentos e educam pacientes e comunidades sobre a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

ODS-4: Educação de Qualidade  O enfermeiro e demais profissionais de saúde desempenham papel importante na educação em saúde, tanto no treinamento de profissionais de saúde como na educação em saúde aos usuários. A liderança pode se envolver na promoção de programas de educação de qualidade que capacitem os profissionais de saúde para habilidades de liderança.

ODS-5: Igualdade de Gênero: A liderança em enfermagem pode promover a igualdade de gênero ao empoderar enfermeiras para assumir papéis de liderança e influência dentro da profissão. Isso contribui para a igualdade de oportunidades de emprego, salários justos e uma representação equitativa em todos os níveis de tomada de decisão.

ODS-10: Redução das Desigualdades: Os enfermeiros desempenham papéis essenciais na prestação de cuidados de saúde em comunidades vulneráveis como pessoas em situação de rua, áreas rurais, povos indígenas, dentre outras. A liderança em enfermagem pode advogar por políticas e programas que visam reduzir as desigualdades de acesso à saúde e melhorar os resultados de saúde para populações marginalizadas, alinhando-se assim ao ODS 10.

ODS-17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos: A liderança em enfermagem pode colaborar com outras partes interessadas, incluindo governos, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e o setor privado, para promover a implementação eficaz dos ODS relacionados à saúde, avançar a ciência contribuindo para a aplicabilidade prática identificando maneiras de otimizar processos, promovendo a inovação e a melhoria contínua dentro das organizações de saúde, é um caminho que deve ser percorrido.

Projetos em Andamento

Avaliação de validade, confiabilidade e adaptação transcultural das escalas Evidence- Based Practice Nursing Leadership Scale e Evidence-Based Practice Work Environment Scale para o Brasil

Descrição: Prática Baseada em Evidências representa uma abordagem segura e sistemática para orientar as práticas profissionais na enfermagem. Ela se concentra na identificação e resolução de problemas com base nas evidências científicas mais sólidas disponíveis, proporcionando uma base consistente para as condutas adotadas. Ainda é notável a escassez de enfermeiros que desempenham papéis na formação ou na assistência e que possuam um domínio conceitual substancial sobre o tema.

Embora o papel do profissional individual seja essencial, a Prática Baseada em Evidências não é uma atividade isolada. Para efetivar mudanças favoráveis à adoção da Prática Baseada em Evidências na assistência de enfermagem e na formação dos profissionais da área, é necessário estabelecer um ambiente organizacional que incentive essa integração. Dado que a liderança e as estruturas organizacionais podem se revelar obstáculos ou facilitadores na implementação da Prática Baseada em Evidências, é essencial contar com instrumentos para avaliar o grau de apoio que oferecem.

Com base nessa lacuna, existem duas escalas destinadas a analisar o ambiente organizacional e a liderança de enfermagem como componentes essenciais para a compreensão dos fatores que promovem ou dificultam a Prática Baseada em Evidências. Objetivos: Validar para o Brasil as escalas Evidence-Based Practice Nursing Leadership Scale e Evidence-Based Practice Work Environment Scale.

Método: Estudo metodológico destinado à tradução, adaptação transcultural e validação das escalas Evidence-Based Practice Nursing Leadership Scale e Evidence-Based Practice Work Environment Scale.

Monitoramento e avaliação das ações da equipe do Consultório na Rua (eCR) do município de Suzano - São Paulo: proposição de diretrizes norteadoras intra e intersetoriais

Descrição: A natureza deste projeto é Política em execução (PEX), ciência rápida de monitoramento e avaliação das ações da equipe do Consultório na Rua (eCR) do município de Suzano – São Paulo. O Consultório na Rua é uma estratégia da Atenção Básica em benefício da vida que surgiu no Brasil na década de 1990, como uma resposta às demandas de saúde da população em situação de rua. Como estratégia da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a equipe de Consultório na Rua (eCR) busca levar os serviços de saúde à essa população vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde convencionais.

Dentre os objetivos, busca-se identificar se a modalidade atual está adequada às características da população a ser atendida com olhar para a liderança do enfermeiro, vindo ao encontro da ODS-10: Redução das Desigualdades: Os enfermeiros desempenham papéis cruciais na prestação de cuidados de saúde em comunidades vulneráveis como pessoas em situação de rua; a liderança em enfermagem pode advogar por políticas e programas que visam reduzir as desigualdades de acesso à saúde e melhorar os resultados de saúde para populações marginalizadas, alinhando-se assim esse objetivo.

Projeto financiado pela Fapesp PPPP – Processo 2023/09191-5.

Mapeamento dos cuidados primários à saúde

Projetos Concluídos

Avaliação de validade, confiabilidade e adaptação transcultural para o Brasil da escala Gameful Experience Scale [GAMEX]

Descrição: A avaliação de jogos para o ensino envolve a análise de diversos aspectos, incluindo a eficácia do método em relação aos objetivos educacionais. Existem várias medidas e estratégias que podem ser utilizadas para avaliar jogos educacionais, sendo uma delas a escala Gameful Experience Scale [GAMEX].

Neste sentido, este projeto tem como objetivo adaptar e validar para o Brasil a escala Gameful Experience Scale [GAMEX] no intuito de ter uma medida que capture a experiência lúdica dos participantes de estratégias de gamificação. Para a validação cultural será realizado o jogo Escape room no Centro dos Laboratórios de Enfermagem em Ensino, Habilidades, Simulação e Pesquisa (CELAB) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Os objetivos serão refletir sobre a aplicabilidade de habilidades cognitivas no dia a dia do trabalho como concentração, foco, velocidade no raciocínio, criatividade, trabalho em equipe, comunicação, tomada de decisão, inteligência emocional, planejamento, organização, gestão de conflitos. Espera-se que a escala possa ser adaptada e validada para o Brasil de modo que sirva como um instrumento de avaliação se o jogo está alinhado com os objetivos de aprendizagem, o quão envolvente o jogo é para os participantes, se os jogadores estão aprendendo com essa estratégia de ensino.

Edital 2023-2024 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

Saúde Mental dos Trabalhadores de Enfermagem: A influência dos estilos de liderança

Descrição: Teorias de liderança descrevem que os traços de personalidade, comportamento e poder praticados pelos líderes influenciam na saúde física, e mental dos liderados. A iniciativa de desenvolver e incorporar a Liderança baseada em valores auxiliará na compreensão e fortalecimento da cultura do local de trabalho, promovendo a saúde mental e bem-estar do trabalhador.

Portanto, o objetivo deste projeto é compreender os valores pessoais, se há associações com os estilos de liderança de enfermagem e com a saúde mental dos trabalhadores de enfermagem.

2023-2024 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

Mapeamento da liderança de enfermagem baseada em valor na graduação de enfermagem: uma abordagem multicêntrica

Descrição: O estudo toma como objeto o ensino aprendizagem da Liderança baseada em valores nos cursos de enfermagem. A liderança em enfermagem é fundamental para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes e a eficácia do trabalho da equipe de enfermagem. Um líder de enfermagem deve respeitar os valores profissionais da profissão, inspirando e motivando a equipe a ser ética, transparente e comprometida com a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Os valores profissionais de enfermagem foram explicitamente expressos no Código de Ética de enfermagem e são a base para o exercício profissional, sendo usado para direcionar a formação de enfermagem no ensino superior. A construção de um aprendizado baseado nos valores profissionais permite que os estudantes reflitam sobre a importância do fortalecimento da sua identidade profissional e das tomadas de decisões fundamentadas em valores.

Os valores profissionais são uma compilação de posicionamentos e práticas comuns entre os indivíduos de determinada categoria profissional, logo funcionam como balizas que guiam as ações em busca dos objetivos. Mapear os valores profissionais é ter uma declaração clara e formal do comportamento e das causas defendidas pelos trabalhadores da categoria. Nesse sentido, compreender o próprio perfil profissional nos auxilia a ter uma visão ampla das nossas características, fazendo com que se possa aprimorar nossas qualidades que impulsionam nossa carreira e mapear isso durante a formação do enfermeiro possibilitará direcionar o aprendizado para os valores profissionais almejados.

PIBIC/CNPQ – 2023-2024

Pedagogia do Esporte e do Movimento como instrumento de apoio ao desenvolvimento da liderança em graduandos de enfermagem

Descrição: Acredita-se que a falta do desenvolvimento da liderança discente durante a formação, compromete a atuação inicial como profissional, tendo que se desenvolver após a formação, portanto, é possível que as universidades amenizem essa questão adotando diferentes estratégias durante o processo de ensino-aprendizagem.

Neste sentido, este projeto tem como objetivo utilizar a aplicação da Pedagogia do Esporte e da Pedagogia do Movimento como instrumento de apoio que poderão contribuir na formação discente de enfermagem quanto ao desenvolvimento da liderança e das relações interpessoais que refletem no estilo do líder. O esporte estimula a interação social, favorece aspectos emocionais e estimula habilidades motoras e cognitivas que são importantes no processo de liderança.

A metodologia que será pesquisa-ação, onde será aplicado o jogo de Escape room; por meio de enigmas e desafios palpáveis, os participantes desenvolverão estratégias que envolverá o trabalho colaborativo, engajamento, comunicação, tomada de decisão, gestão de conflitos, entre outras características essenciais para ser um líder de sucesso.

2022-2023 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

O uso de metodologias ativas com modelagem comportamental para o desenvolvimento da liderança baseada em valor de estudantes de enfermagem

Descrição: Acredita-se que a falta do desenvolvimento da liderança baseada em valor do discente durante sua formação compromete sua atuação inicial como profissional, sendo necessário desenvolver após a formação, portanto, é possível que as universidades amenizem essa questão adotando diferentes estratégias durante o processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, esse projeto tem como pergunta norteadora Quais são as metodologias ativas de abordagem comportamental e como são utilizadas nas disciplinas do curso de graduação de enfermagem pelos docentes da Universidade de São Paulo com foco no desenvolvimento da liderança discente?

Como hipótese, acredita-se que existe uma lacuna no uso de metodologias ativas comportamentais com foco no desenvolvimento da liderança do discente durante a formação de enfermagem, logo, identificar quais são e como são utilizadas essas estratégias de ensino para o desenvolvimento da liderança baseada em valor propiciará reflexões acerca da relevância do tema.

2022-2023 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

Valores profissionais como ferramenta de apoio para o desenvolvimento da Liderança em enfermagem.

Descrição: os valores profissionais devem constituir a linha de base para as ações do enfermeiro, esses devem ser o norte para a tomada de decisões. Os valores afetam o comportamento do indivíduo, o que se pode inferir que também podem influenciar as atitudes de liderança. Quanto mais claro for para o individuo os valores, mais fácil será permanecer no caminho escolhido e se comprometer com ele.

Acredita-se que os valores profissionais podem ser utilizados como ferramenta de apoio para o desenvolvimento da liderança em enfermagem e fortalecimento da identidade profissional, sendo esse o objeto deste projeto.

2021-2022 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

Valores profissionais como ferramenta de apoio para o desenvolvimento da Liderança dos estudantes de enfermagem: uma abordagem multicêntrica

Descrição: O objetivo deste projeto é analisar os Valores profissionais e utilizá-los como ferramenta para apoio ao desenvolvimento da Liderança dos estudantes de enfermagem de diferentes universidades. Acredita-se que a falta do desenvolvimento dos valores profissionais e da liderança do discente durante sua formação, compromete o início da sua atuação como profissional, tendo que se desenvolver após a formação, portanto, é possível que as universidades amenizem essa questão adotando diferentes estratégias durante o processo de ensino-aprendizagem.

Esse projeto conta com apoio de discentes de enfermagem bolsistas: Edital 2021-2022 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

Reflexões acerca dos valores pessoais de enfermeiros gestores e a relação entre os estilos de liderança e a saúde mental

Descrição: A liderança constitui uma condição para o sucesso das organizações, qualquer abordagem preventiva só tem sucesso se apoiada pela direção, portanto, é preciso orientação e uma liderança forte e visível, onde gestores engajados possam deixar claro que a saúde dos trabalhadores constitui questões estratégicas dentro da empresa.

Proteger os funcionários para terem saúde não é apenas um dever legal e ético, uma necessidade da organização pois a produtividade está intimamente relacionada ao bem-estar do trabalhador. Teorias de liderança descrevem que os traços de personalidade, comportamento e poder praticados pelos líderes influenciam na saúde física e mental dos liderados. Objetivo: identificar os valores pessoais e organizacionais dos enfermeiros buscando compreender se há uma relação entre os estilos de liderança e a saúde mental desses trabalhadores. Resultados Esperados:

Pretende-se trazer um diagnóstico da saúde mental desses trabalhadores, bem como refletir se o estilo de liderança adotado versus valores pessoais/organizacionais estão contribuindo positivamente ou negativamente para a saúde. A partir desse diagnóstico será possível direcionar os programas de gestão de cultura e clima organizacional, bem como desenvolvimento da liderança baseada em valores.

2020-2021 – Programa Unificado de Bolsas de Estudo Para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

Liderança do enfermeiro no suporte ao cuidador domiciliar de pacientes neurocirúrgicos dependentes funcionalmente: uma revisão de escopo

Descrição: As patologias neurocirúrgicas estão entre as doenças incidentes e apresentam uma elevada morbidade, resultando em incapacidades, o que representa a maior causa de incapacitação em adultos. Dentre as patologias neurocirúrgicas destacam-se o Acidente Vascular Cerebral (AVC), neoplasias do Sistema Nervoso Central (CA SNC) e os Traumas Crânio Encefálico (TCE) e Raquimedular (TRM).

Em relação ao AVC há 5,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo e no Brasil dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram 90 mil casos/ano representando a maior causa de incapacitação em adultos. Os traumas crânio encefálico e raquimedular também se apresentam como um grave problema em saúde publica no Brasil, estão entra as principais causas de morbi-mortalidade além nos últimos terem sua incidência aumentada em cerca de 4 ao ano. portanto, auxiliar o sistema de saúde em relação às estratégias de desenvolvimento de apoio e suporte bem como buscar a qualidade de vida ao cuidador domiciliar para o paciente neurocirúrgico é algo essencial.

O presente projeto busca desenvolver uma revisão de escopo sobre esse assunto, buscando elencar as formas de organização a poio ao cuidador domiciliar com vistas a qualidade de vida do mesmo; bem como enfatizar a liderança do enfermeiro na organização do apoio ao cuidador domiciliar no contexto do paciente neurocirúrgico.

PIBIC/CNPq. 2022